*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Maio Laranja: Prefeitura promove mutirão de limpeza com crianças em praia no Subúrbio



Foto: Bruno Concha/Secom PMS
As secretarias de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ) se uniram ao Movimento Plástico Transforma e à startup Solos, na manhã desta sexta-feira (17), para um mutirão de limpeza na praia de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A atividade reuniu 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, assistidos pelo Lar Pérolas de Cristo, localizado em Tubarão.

A iniciativa faz parte do CleanUp Day, que acontece em diversas cidades do mundo, e acontece na data em que se celebra o Dia Mundial da Reciclagem. “Comemoramos neste mês o Maio Laranja e hoje, no Dia da Reciclagem, nos unimos à Solos, parceira da Prefeitura que trabalha com coleta seletiva e reciclagem, e trouxemos a ação para a praia de Tubarão, para conscientizar a população a não deixar os resíduos nas praias. A participação das crianças foi uma forma de integrar a comunidade, participando desde cedo e entendendo a importância da reciclagem, de não descartar resíduos de forma inadequada e de cuidar do meio ambiente”, disse o secretário da Secis, Ivan Euler.

“Incentivar a reciclagem é ajudar a conservar os recursos naturais do nosso planeta e incentivar a cultura da sustentabilidade. Desde cedo, é preciso ensinar a importância de cuidar do nosso ecossistema, por isso a SPMJ convidou 40 crianças do Lar Pérolas de Cristo para que elas aprendam a cuidar das praias, em especial a que integra o bairro onde elas moram”, lembrou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Conscientização – A fundadora da Solos, Saville Alves, ressaltou que ações de conscientização, como os mutirões, são fundamentais para promover a mudança de comportamento, transmitindo a mensagem de que a reciclagem transforma vidas. “Para a gente conseguir de fato despertar uma percepção da urgência desta mudança de comportamento e induzir a procurar o descarte correto, a gente entende que é preciso gerar afinidades, conexões. Ali é um lugar de conseguir mostrar como o lixo está presente no ambiente e como cada um de nós pode ser agente de mudança. É importante estabelecer vínculos com as crianças, fazendo com que elas possam se fortalecer como indivíduos, como cidadãos. É uma ação importante na luta pelos direitos”, avaliou.

Segundo a técnica da Primeira Infância na diretoria de Infância e Juventude da SPMJ, Nilma Oliveira, a ação foi incluída como forma de cuidar dessa criança e ensinando a cuidar do Meio Ambiente. “Trazendo eles para perceber e entender que precisam preservar, isso fortalece as ações que a gente traz. Falamos muito da violência e abuso sexual infanto-juvenil, mas cuidando do meio ambiente cuidamos também deles”, salientou.

Para a coordenadora do Lar Pérolas de Cristo, Verônica Ferreira, a atividade coincide com a rotina da entidade, que também trabalha com reciclagem. “É algo que nos chama atenção, essa sustentabilidade e conscientização que somos responsáveis pelo que está acontecendo no planeta. E nós conversamos muito sobre isso com as crianças, então aceitamos de primeira o convite, porque é um tema que abraçamos e sabemos que é necessário que cada cidadão faça sua parte. E através das crianças teremos este pensamento de forma positiva e consciente”.

A pequena Luiza Vitória, de 8 anos, está no lar há um mês e aprovou a ação. “É bom catar o lixo para deixar tudo limpo. É a primeira vez que participo e gostei muito da atividade. A gente aprende muito. Vou ensinar meus colegas e outras pessoas que conheço sobre manter o lugar limpo, porque os homens jogam tudo fora no lugar errado, e tem que jogar no lugar certo”, disse.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP