*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Operação Plantio Chuva instala novas mudas na Graça e Avenida 29 de Março



Foto: Bruno Concha/Secom PMS
A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) segue com as ações de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica em Salvador, dentro da Operação Plantio Chuva. Na manhã desta segunda-feira (13), a Avenida 29 de Março recebeu 15 novas mudas de sibipirunas, ipês e paus-ferros. A iniciativa partiu da solicitação de moradores de Cajazeiras, com o objetivo de trazer mais verde para a localidade.


O secretário da Secis, Ivan Euler, afirma que essa ação é uma colaboração importante da gestão municipal com a população. “Estamos aqui dando continuidade à ação que iniciamos há umas duas semanas, chamando a população para chegar junto. Hoje, aqui em Cajazeiras, plantamos 15 mudas a pedido de um morador local que indicou, e ele também vai ser um dos responsáveis por cuidar, identificando qualquer problema com as mudas. Essa colaboração é fundamental”, diz o gestor.


O engenheiro mecatrônico Gabriel Cardoso, de 26 anos, é morador do bairro e foi quem teve a ideia de entrar em contato com a Secis. “Eu sempre ficava de olho nas áreas verdes aqui do bairro, só com grama, e tinha vontade de ter esse plantio. Quando vi a publicação nas redes da Secis, fiz a solicitação. Fiquei surpreso e muito feliz que tive o pedido respondido. Acho importante que os moradores participem deste plantio, que vão conviver com essas árvores, com as mudas, acaba trazendo maior cuidado”.


Ele estava presente no plantio com os pais, Rosalia e Roberto Sotero dos Santos. O pai de Gabriel, engenheiro de produção mecânica, conta que o filho sempre teve um cuidado com o meio ambiente. “Ele cuida das plantas em casa, nos transformou em recicladores, separando material que entregamos para uma cooperativa. Sempre falei que essa área daqui podia ter uma horta comunitária, mas o plantio veio para beneficiar. E foi uma surpresa para nós. Com certeza, vai embelezar muito o local”, avalia.


Graça – Na última sexta-feira (10), a Rua Humberto de Campos, na Graça, foi palco para o plantio de mudas de ipês roxo e amarelo, também após solicitação de moradores. Um deles foi o fiscal federal aposentado Humberto Neto, que reside na localidade há 23 anos. “Através do contato, conseguimos o pedido. Tem uma série de benefícios. A arborização fundamental em qualquer cidade, porque traz um ambiente de baixa temperatura, retorno dos pássaros, e a acústica também melhora, abranda com a arborização”, aponta.


O aposentado e vizinho Lourenço Mueller conta que o plantio é uma forma de integrar a rua a outras ações que acontecem em outras cidades do mundo, que estão reflorestando com espécies apropriadas. “A ideia é que essa rua se transforme em uma rua de bicicleta, numa rua verde, como modelo para o resto da cidade”, declara.


Proprietário de um restaurante na rua há 35 anos, o empresário João Telles não escondeu a alegria de ver a rua recebendo as novas mudas. “Agora estamos revigorando a rua, trazendo mais verde, deixando a rua mais alegre. Temos muito a agradecer à Prefeitura, que comprou a ideia e pôs em ação”, destaca.


Pedidos – Aqueles que quiserem solicitar plantio ou indicar área podem fazê-lo através do email plantio@salvador.ba.gov.br, enviando uma mensagem de WhatsApp para o número (71) 99676-7934, das 8h às 17h, ou via 156, número da ouvidoria da prefeitura. É necessário informar o nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP.


Após a solicitação, o cidadão será convidado para participar do plantio com a equipe da Secis, que fará a reserva da muda escolhida. Uma vez por semana, serão realizados os plantios.


Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP