*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP

Unidades de saúde no Alto da Cachoeirinha são requalificadas pela Prefeitura

Foto: Ascom/SMS


A partir desta terça-feira (21), a população da capital baiana passa a contar com duas Unidades de Saúde requalificadas pela Prefeitura de Salvador. São elas o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Filgueiras - Alto da Cachoeirinha, localizados no Cabula VI.

A USF prestará assistência, prioritariamente, à população da área adstrita no Alto da Cachoeirinha/Cabula VI e adjacências, com aproximadamente 16 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Além disso, vai oferecer serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico, enfermagem e odontológico.

As ações de saúde serão prestadas integralmente a todas as pessoas, de acordo com as necessidades e demandas de cada um. No planejamento das ações prioritárias da Atenção Primária à Saúde, são considerados os determinantes e condicionantes de saúde prevalentes no território, incluindo o acompanhamento das condições como hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além da aplicação de vacinas para doenças imunopreveníveis.

O equipamento também dispõe de serviços como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para especialidades e exames, dispensação de medicamentos básicos, impressão de 2ª via do Cartão SUS, teste rápido de IST e de gravidez, além de avaliação das condicionalidades do Bolsa Família. As equipes multidisciplinares que atuam nas unidades são formadas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeira, técnico de enfermagem, médico generalista, agentes comunitários de saúde e técnico de laboratório, entre outros profissionais.

“Justamente por estarmos atentos às demandas da população, que, além de entregar novas unidades de saúde, como a USF Polêmica e Liberdade, PA Ilha de Maré, estamos requalificando as que já temos, garantindo uma boa estrutura para o cuidado e acolhimento das pessoas. Aqui teremos equipes completas para trazer, de fato, a saúde pública para onde mais precisa”, destacou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

CEO – Já a estrutura do CEO tem capacidade para atender 1,3 mil usuários mensalmente e oferece as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia, prótese dentária e o serviço de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico de alterações de mucosa e do câncer de boca. Além disso, o serviço conta com o Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais (Napes), fundamental para garantir o atendimento odontológico qualificado a todas pessoas com deficiência.

Como parte da nova estruturação e qualificação, o serviço passa a contar com um aparelho de raio x panorâmico com alta tecnologia, que possibilita identificar problemas bucais de forma mais rápida e eficiente, garantindo um atendimento de qualidade para toda a população.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: BRT Salvador 2024 – PUP