TV LIBERDADE

Oficina gratuita de contação de histórias segue com inscrições abertas até sexta (2)

 A oficina “Contadores de Histórias: Inventação Coletiva” segue com inscrições abertas até sexta-feira (2). Ministradas pela professora e atriz Meran Vargens, as aulas serão destinadas a amadores e profissionais, com idades acima de 14 anos. O curso integra o projeto “Minha mãe e eu, e a mãe da minha mãe”, que foi contemplado pelo edital Gregórios - Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura.

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/QCjAE5uH9FdW81n7A. Mais informações sobre o projeto e oficinas podem ser obtidas através do perfil @‌siriusterritorio no Instagram e Facebook e pelo site www.territoriosirius.com.br.

Totalmente gratuita, a prática será ministrada aos sábados, nos dias 3, 10, 17 e 24 deste mês, das 9h às 12h, no Espaço Cultural Alagados, localizado na Rua Silvino Pereira, no Uruguai. Realizada pelo Território Sirius, em parceria com a Multi Planejamento Cultural, a oficina tem foco na improvisação e criação de histórias coletivas.



O diretor e ator do projeto “Minha mãe e eu, e a mãe da minha mãe”, Fábio Vidal, ressalta a satisfação de desenvolver uma oficina que, além de realizar a preparação técnica dos alunos, marca a estreia de sua mãe à cena teatral. “É com muito entusiasmo que toco esse projeto que proporciona à minha mãe, dona Rosvanda, aos 80 anos, a contar suas histórias na cena, ressaltando a memória da minha avó Agostinha”, explica.

Segundo o artista, a partir da vivência de dona Rosvanda, a oficina visa homenagear todas as mulheres, despertando o desejo de contar histórias de vida de pessoas comuns. “A ideia é trazer as histórias dessas mulheres e de pessoas do nosso cotidiano para a centralidade da cena”, detalha.

Durante os ensinamentos, os alunos assistem sulas sobre temas como fluência verbal e imaginativa, a prontidão e a interação com o interlocutor/espectador. O conteúdo programático contempla práticas corpóreo-vocais, jogos cênicos que estimulam aspectos de autoconhecimento, autoestima e identidade rumo ao desenvolvimento da personalidade de cada “contador de história”, relações entre a linguagem escrita e a linguagem oral, estudo estrutural de narrativas, experimentos de escrita a partir da oralidade, entre outras temáticas.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE