A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) mantém o atendimento para idosos e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam fazer a atualização cadastral até o dia 31 de agosto, para que não tenham o benefício bloqueado ou suspenso.
Para atender a população, a Sempre disponibiliza 40 postos localizados na sede do órgão (Comércio), Unidades Descentralizadas do Subúrbio 360, Pau da Lima e Cajazeiras, além do Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), 10 Prefeituras-Bairro, sem agendamento, e nos 25 Cras mediante agendamento pelo Salvador Digital.
Mais de 300 funcionários estão destinados a este atendimento, que inclui visitas domiciliares. Vale ressaltar que mais de 2 mil atendimentos em domicílio já foram realizados especificamente para recadastramento do público prioritário.
“Não se trata de uma convocação geral. Esse prazo é apenas para cerca de 6 mil idosos e pessoas com deficiência, que já recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e foram convocados pelo Governo Federal, sendo esta uma exigência do programa. No final de semana (sábado e domingo) realizamos atendimento prioritário e estamos mantendo durante toda essa semana, para evitar os bloqueios e cancelamentos dos benefícios”, explica o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
Também como forma de democratizar a informação e fazer com que a comunicação chegasse aos beneficiários que precisam efetuar a atualização, foi enviada mensagem, pela gestão municipal, via WhatsApp, para alertar sobre a convocação e sobre o prazo.
Para fazer a atualização, o responsável familiar deve comparecer a um dos postos de atendimento levando original de documento oficial com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física), assim como documento de todas as pessoas que moram na mesma casa, além de comprovante de residência.
Texto: Ascom/Sempre