TV LIBERDADE

Smed promove Seminário sobre Abordagens Intersetoriais na Educação Infantil








A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou nesta quinta-feira (8) o Seminário “Abordagens Intersetoriais na Educação das Infâncias”. Realizado no auditório da Pupileira, em Nazaré, o evento reuniu cerca de 1,5 mil professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, além de diretores, coordenadores e educadores de escolas parceiras, e faz parte do processo de atualização do material da Educação Infantil da rede municipal.

O seminário contou com a palestra “Uma Escola de Escuta”, ministrada por Francesco Tonucci, pesquisador, pedagogo e cartunista associado ao Instituto de Ciência e Tecnologia Cognitiva do Conselho Nacional de Investigação da Itália e criador da Rede Mundial de Cidades das Crianças. De acordo com o especialista, a escola, para a maioria das crianças, é vista apenas como uma obrigação. “A ideia é criar uma escola que seja útil para a vida das crianças, que as atraia e permita que elas se envolvam e vivam a experiência com significado e interesse”, esclareceu.

O secretário da Educação, Thiago Dantas, ressaltou a importância de proporcionar à rede municipal de educação um encontro com uma referência na escuta das crianças. “Nossas crianças merecem essa atenção e prioridade. Esperamos que todos saiam mais conscientes das nossas responsabilidades em relação à primeira infância. A abordagem intersetorial das ações do poder público e das políticas públicas para garantir uma oferta de educação de qualidade é uma prioridade máxima”, destacou.

A diretora pedagógica da Smed, Cátia Verônica Nogueira, ressaltou a importância do evento para validar as iniciativas em relação à educação infantil em Salvador. “Tonucci defende a perspectiva centrada na criança. Todo o trabalho e os referenciais que estamos desenvolvendo, como o pátio naturalizado e a criança como centro da aprendizagem, estão sendo validados por ele”, afirmou.

O evento também teve a participação do coral de crianças da Escola Municipal Eduardo Dotto e de representantes das secretarias da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Diretoria de Primeira Infância, entre outras entidades.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Iann Jeliel/Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE