Cerca de 300 condutores foram alvo de diversas ações de educação para o trânsito promovidas pela Transalvador durante a Semana Nacional do Trânsito 2024. Para encerrar as atividades, nesta terça-feira (24) e na quarta (25), equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) realizam mobilizações nas faixas de pedestres da capital.
A iniciativa consiste em percorrer regiões estratégicas da cidade, abrindo faixas com dizeres de cunho educativo, distribuindo materiais para sensibilização e orientação. A iniciativa envolve ainda ações em escolas, postos de saúde e shoppings centers, envolvendo cerca de 60 agentes de trânsito.
"Esta ação é o cumprimento de um evento que acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Esse calendário é definido pelo governo federal, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos responsáveis, promovendo um trânsito mais seguro e pacífico”, explica Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador.
O tema nacional definido para a Semana Nacional de Trânsito deste ano é: “Paz no trânsito começa por você”. “Aqui em Salvador, nosso foco está sendo motociclistas, devido aos números de acidentes. Estamos focando na sensibilização para a redução de velocidade", acrescenta a gestora.
Dirigindo as ações ocorridas na manhã desta quarta-feira (25), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, Lenildo Galdino, agente da Gedut, falou sobre a importância das ações de educação para o trânsito no dia a dia da capital baiana.
"Essas atividades são executadas durante todo o ano e, durante a Semana do Trânsito, reforçamos ainda mais este trabalho, visto que é uma forma de chegar ao público com mais intensidade. Aqui solicitamos aos condutores que reduzam a velocidade, de modo a auxiliar na redução dos acidentes de trânsito em nossa cidade. Essa ação acontece em diversos pontos da cidade, shoppings centers, escolas etc., buscando informar e formar multiplicadores dessa ação".
Conscientização - Enquanto trafegava pela via, a representante comercial Rita Dorneles elogiou a iniciativa. “É uma ação muito importante, que nos dá maior segurança em saber que as autoridades estão realmente preocupadas com a forma como estamos conduzindo nossos veículos e convivendo no ecossistema de trânsito de nossa cidade. É algo que nos faz rever bastante a forma como nos comportamos ao volante".
Para o mototaxista Paulo Perrone, a ação da Transalvador é importante para a conscientização da população. "É sempre válido ter esse tipo de informação, ainda mais para nós que vivemos do trânsito, e temos diariamente esse contato com diversas situações todos os dias".
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/ Secom PMS