*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI

Em ação comemorativa ao Dia Mundial do Consumidor Procon-BA atende consumidores no Shopping Piedade


Ascom/SJDH

Consumidores/as foram atendidos/as pelo Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) nesta terça e quarta-feira (11 e 12/03), no Shopping Piedade, em Salvador. Os serviços foram disponibilizados para o público que buscou orientações ou registros de reclamações sobre relações de consumo. A ação integrou a programação especial comemorativa ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março. O Procon é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

O bibliotecário Roberto Ferreira, 57, morador do bairro de Vale dos Lagos, buscou os serviços no stand para registrar uma reclamação relacionada à compra de um aparelho celular que deu defeito. O equipamento foi adquirido em novembro do ano passado, mas constantemente pedia para fazer uma atualização e depois desligava. “Ficava mais de duas horas para voltar a funcionar novamente. Fui à assistência técnica, mas nada resolveu. Inicialmente, não pude registrar a reclamação porque não me deram a ordem de serviço. A solução agora é aguardar 48 horas para ver o encaminhamento via Procon. Estou me sentindo lesado pela Motorola. Paguei à vista quase R$1.500 no aparelho novo”, disse Ferreira.

A ação no Shopping Piedade aconteceu na terça e na quarta-feira (11 e 12), registrando reclamações ou denúncias dos consumidores, a exemplo de contas de operadoras de telefonia, Embasa, Coelba, entre outros. No local, a equipe do Procon-Ba também distribuiu materiais educativos e disponibilizou informações e orientações sobre os direitos básicos do consumidor. Foram realizadas ainda, operações fiscalizatórias nas lojas do centro comercial shopping, com verificação das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A técnica de enfermagem Rosemar Santana Santos, 48, moradora do bairro Boca da Mata, também esteve no stand do Procon para resolver questões relativas a empréstimos consignados com juros abusivos. “Vim aqui, no centro da cidade, para resolver assuntos pessoais, e aproveitei o stand do Procon para pegar informações sobre como reduzir empréstimos abusivos”, explicou a profissional de Saúde.

Ela destacou ainda, que viu a chance de resolver a situação ao lembrar que tinha um contracheque no celular. “Aqui mesmo, do aparelho, a atendente abriu o e-mail. O atendimento foi bom e eles vão entrar em contato com as associações de empréstimo para mim. Só vou agora na audiência para saber o resultado. Estou esperançosa, porque não sabia por onde começar. Essa é a primeira vez que faço um registro no órgão e é muito bom ter esse acesso à justiça. Graças a Deus”, concluiu a consumidora.

Denúncias
Caso o/a consumidor/a encontre alguma prática abusiva ou em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e deseje denunciar ao Procon, pode utilizar o e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br Para fazer reclamações individuais, o Procon atua com 33 Postos distribuídos nas redes SAC na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Os registros também podem ser feito por meio do aplicativo ba.gov.br.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI