A segunda-feira, 11 de agosto de 2025, foi marcada por um importante evento no cenário cultural de Salvador. A Academia de Letras e Artes do Salvador (ALAS) empossou quatro novos membros em uma cerimônia solene e emocionante realizada no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
Os novos Acadêmicos Efetivos agora fazem parte de um seleto grupo de intelectuais e artistas que contribuem para a preservação e o desenvolvimento da cultura baiana. Os empossados são:
ANTÔNIO TADEU BAHIA MENEZES, que ocupa a Cadeira nº 21, tendo como Patrono Jair Ribeiro de Brito.
MARIBEL OLIVEIRA BARRETO, na Cadeira nº 24, com o Patrono Magalhães Neto.
SÉRGIO EMÍLIO SCHLANG ALVES, que assume a Cadeira nº 10, cujo Patrono é Carlos Coqueijo Torreão da Costa.
WALTER PINHEIRO DE QUEIROZ JÚNIOR, na Cadeira nº 09, com o Patrono Orlando Gomes.
A mesa de honra, que conduziu a cerimônia, foi composta por diversas personalidades de destaque, como o Presidente da ALAS, Sérgio Fraga Santos Faria, o Secretário Rozendo Ferreira Neto, e o Presidente do IGHB, Joaci Gois. Também prestigiaram o evento Benjamim Batista, da Academia de Cultura da Bahia, o Professor Astor de Castro Pessoa, Presidente da Academia Bahiana de Educação, e Eduardo de Moraes, Presidente de Honra da ALAS.
A cerimônia contou ainda com a presença de outras figuras importantes do cenário jurídico e cultural, como Antônio Menezes, do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), e a Professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, Presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.
Um momento especial da noite foi a presença de membros da Academia Maçônica de Artes e Letras da Bahia (AMALBA), representada por seu Presidente Candido Vaccarezza, e de diversos irmãos de lojas maçônicas de Salvador, que prestigiaram os empossados.
Após a solenidade, os presentes foram convidados para um coquetel, onde puderam celebrar e confraternizar, encerrando a noite de maneira festiva e reforçando os laços da comunidade cultural da Bahia.
REPORTAGEM E IMAGENS: OSTINHO