*Campanha: 10 ANOS MORAR MELHOR 2025 – PI

Guarda Municipal recebeu 100 denĂșncias de vandalismo pelo WhatsApp


Implantado hĂĄ pouco mais de um mĂȘs, o novo canal de denĂșncias da Guarda Civil Municipal (GCM) atravĂ©s do WhatsApp contabilizou mais de 400 contatos, sendo aproximadamente 100 denĂșncias e 24 ocorrĂȘncias de furtos e/ou roubo de fios. AtravĂ©s do nĂșmero (71) 99623-4955, os cidadĂŁos podem enviar mensagem escrita e ou ĂĄudios de atĂ© 30 segundos, acompanhadas de vĂ­deos e/ou fotos. O nĂșmero nĂŁo aceita ligaçÔes.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar e incentivar as denĂșncias contra o vandalismo, que tem causado grandes prejuĂ­zos aos cofres pĂșblicos. Com isso, o serviço mobiliza a população a colaborar com a comunicação dos casos, no sentido de coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimĂŽnio pĂșblico.

“Desta forma, trabalhamos em conjunto para evitar o vandalismo na cidade e gerar economia para o municĂ­pio, jĂĄ que os recursos destinados para recuperar os danos serĂŁo repassados para inovaçÔes na cidade. AlĂ©m disso, os agentes estĂŁo, a cada plantĂŁo, respondendo da maneira mais rĂĄpida possĂ­vel Ă s solicitaçÔes. Tem sido um trabalho exitoso e de dedicação”, destaca o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva.

A quantidade de mensagens recebidas demonstra o interesse dos cidadĂŁos pela causa. “Grande parte destes contatos, alĂ©m de denĂșncias, foram tambĂ©m de elogios pela abertura deste canal com a população. Isso Ă© muito positivo e acredito que, quanto mais divulgarmos o serviço, mais a população vai confiar nesse trabalho e, assim, vamos estreitar cada vez mais a relação com a cidade”, completa o inspetor-geral.

OcorrĂȘncias em 2022 – O NĂșcleo de EstatĂ­stica da GCM contabilizou, entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 464 ocorrĂȘncias e 9.848 atendimentos. O bairro de Fazenda Grande do Retiro liderou o nĂșmero de registros, seguido da regiĂŁo do ComĂ©rcio e Centro da cidade.

A GCM ressalta que os cidadĂŁos devem evitar trotes. Isso porque, alĂ©m de prejudicar o trabalho dos agentes, a prĂĄtica pode gerar responsabilização por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do CĂłdigo Penal, sujeito a uma pena de atĂ© seis meses de detenção e multa. A denĂșncia pode ser realizada de forma anĂŽnima, com a garantia de preservação da identidade do denunciante.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentĂĄrio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

*Campanha: 10 ANOS MORAR MELHOR 2025 – PI